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{novembro 29, 2010}   Devagar com a pressa!
Foto: Reprodução Internet

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Retomar ou iniciar uma atividade física merece cuidados especiais para que o corpo se adapte à nova rotina de exercícios. Na semana passada, preparei uma nova ficha para treino de musculação, porém, para minha surpresa, não tive resistência para fechar o circuito.

E mais, fiquei a semana inteira no estaleiro, sem conseguir fazer os movimentos certos, intensidade nem pensar. Volto hoje para a academia e vou pegar leve para não acontecer de novo.

Em geral, as pessoas têm pressa em ver os resultados da malhação e, muitas vezes, querem fazer tudo ao mesmo tempo. É preciso dosar a intensidade e a quantidade do tempo que você se propôs a se exercitar, minimizando assim o risco de lesões desnecessárias. O corpo precisa se adaptar e isso acontece aos poucos. Para isso, é aconselhável que se siga orientações de um profissional. “É imprescindível começar devagar, com poucas vezes por semana e com tempo curto em cada sessão. Mais importante ainda é alcançar a mudança de hábitos”, destaca o personal trainer Julio Marchetti. Ele acrescenta ainda que o horário mais conveniente, por exemplo, é aquele em que o aluno se sente melhor.

Conforme Marchetti, são vários os ingredientes importantes na hora da malhação. Entre eles estão ativamente a força de vontade e a perseverança. Então, seja para retomar as aulas na academia, com o personal trainer ou até mesmo iniciar uma nova fase no cuidado com o físico, a hora é agora. Mas “não vá com sede ao pote” como diz  Clóvis Rodrigues, na música da Platinados!

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{novembro 24, 2010}   Tratamento estético com morango

Foto: Divulgação

O morango é uma das frutas mais apreciadas e oferece uma série de benefícios, pois contém ferro, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, fibras, vitaminas A, B e C.

Ele é considerado um poderoso antioxidante na ajuda da cicatrização, previne a flacidez, combate infecções, controla glicemia e colesterol, além de ser afrodisíaco!

Com tantas qualidades, as indústrias de cosméticos não perderam tempo para incluir o alimento em novos produtos. É o caso da morangoterapia, que pode ser feito por homens e mulheres de todas as idades, sem restrições. O tratamento proporciona relaxamento e funciona como uma verdadeira faxina corporal, desintoxicante e antioxidante, indicado para quem necessita descongestionar o organismo.

A Morangoterapia começa com uma esfoliação corporal à base de morangos, que remove as células mortas e secas, recuperando a aparência natural da epiderme. Em seguida, um banho de ôfuro com sais de banho de morangos é preparado para ajudar no relaxamento mental e muscular.

A biotermia é feita com a aplicação de máscara corporal e facial firmadora e antioxidante com argila e morangos. O próximo passo fica por conta da reflexologia nos pés para diminuir a tensão no corpo. Para finalizar, uma massagem relaxante com óleo de morangos e, claro a degustação da fruta!

Uma deliciosa iniciativa!



{novembro 22, 2010}   Faça da alimentação um aliado

Foto: Manuella Barros

Em primeiro lugar, quero pedir desculpas para os leitores, tive de ficar dias ausente, mas foi na tentativa de organizar a vida.
Não é fácil conciliar o trabalho na redação, administrar uma casa, dar atenção ao marido, mãe, pai e amigos, frequentar a academia, segurar a onda de uma dieta equilibrada em pleno período de TPM e ainda ter tempo de se manter linda, ou seja, ir ao salão de beleza, massagem e depilação. Nas duas últimas semanas, também trabalhei em projetos importantes, entre eles um diz respeito ao Menu Magrinho. Vocês podem esperar novidades no blog!

Enfim, preciso contar do workshop “Alimentação consciente – módulo II”, com o chef Flávio Passos, no Empório Roma. Foram três horas interessantes na quinta passada, no qual a turma de 18 alunos aprendeu sobre a importância dos sais minerais (no total, são 92) e como garantir as funções físicas e motoras por meio destes elementos vitais, além do papel dos probióticos, bactérias benéficas que contribuem para o bem-estar. Este último ajuda a proteger o intestino de invasores e cria uma base para o sistema imunológico.

Foto: Reprodução Internet

De cara, fomos convidados a um momento de introspecção, com olhos fechados e uma trilha sonora relaxante para entrar no clima. Um dos destaques da noite ficou por conta da alga marinha, que, segundo Passos, é rica em sais minerais. “Você pode atingir um grau de comunicação com o corpo e criar uma conexão mais íntima com a natureza”, disse o chef.

A primeira receita da noite teve como ingredientes abacaxi, hortelã, maca peruana (considerada o tesouro dos Incas, uma vez que a raiz é extremamente nutritiva, pode funcionar como reposição hormonal sem efeitos colaterais para mulheres e serve ainda como um poderoso afrodisíaco), alga e água de coco (pode ser água normal). Bata tudo no liquidificador e sirva bem gelado, o suco é realmente gostoso!

 

Foto: Manuella Barros

Em seguida, aprendemos a fazer a “Macarronalga Oriental”. Tome nota da pedida: algas gracilárias demolhadas com duas horas de antecedência e escorridas (aproveite a água para vitaminas, é riquíssima em minerais), sementes de girassol descascadas e demolhadas por quatro horas (descarte a água), alho poro picadinho, cenoura ralada, acelga picada, brotos de feijão Moyashi, cebolinha japonesa (ou comum), suco de limão, shoyu macrobiótico (Daimaru) e óleo de gergelim tostado (opcional para saborizar). Para o molho: sobra branca da cebolinha, gengibre a gosto, uma laranja, meio limão, azeite de oliva, óleo de gergelim tostado e shoyu. O modo de preparo é o mais simples possível:

Foto: Reprodução Internet

1.Selecione a alga, retirando os caules mais firmes (duros) e impurezas;
2.Misture todos os ingredientes e deixe marinar por uma hora;
3.É só servir na temperatura ambiente! Fácil e tem sabor de comida oriental!

Prepare-se agora para a “Pizza Fresca de Queijo Fermentado de Amêndoas”:

1.Demolhe por 12 horas 300g de amêndoas cruas (sem pele, se desejar um queijo branquinho);
2.Lave em água pura (não clorada) e escorra bem;
3.Deposite no copo de um liquidificador e acrescente a mínima quantidade de água necessária para cobrir as amêndoas;
4.Liquidifique até formar uma pasta e, em seguida, misture com uma muda de probióticos de boa qualidade;
5.Aguarde de oito a 14 horas (dependendo da temperatura ambiente) até que a pasta mude de consistência e fique mais espessa, com aroma e sabor azedo como de um iogurte de queijo. Pronto, pode ser conservado na geladeira por 15 dias;
6.Para preparar a pizza, utilize a acelga (couve chinesa) de talos grossos, separando as folhas e higienizando-as bem;
7.Corte o talo em formato triangular como uma fatia de pizza;
8.Raspe o fundo do talo (a parte de fora) com a lâmina de uma faca para abrir os poros e pincele com uma mistura de azeite de oliva e sal;
9.Aplique uma camada do queijo fermentado e abuse da criatividade para decorar com tomates cerejas, folhas frescas de manjericão ou o que preferir! Lembre-se que tudo depende do visual, capriche!

Foto: Reprodução Internet

Para conquistar de vez o paladar, Passos ensinou a fazer o bolo de manga com coco e Cardamomo, vamos lá:

1.Faça uma farinha de coco ralada seco em flocos finos, não-adoçado (basta colocar no processador de alimentos por dois minutos até que fique bem fino);
2.Adicione uma pitada de sal na farinha;
3.Faça um creme com polpa de mangas maduras, adicionadas de Cardamomo (um tempero indiano especial, que pode ser encontrado em casas especializadas), também processado no liquidificador;

4.Separe uma parte do creme para servir de cobertura para o bolo e, depois, acrescente castanhas de caju cruas, previamente molhadas por quatro horas, escorridas e bem lavadas;
5.Adicione mel orgânico, caso deseje um bolo mais doce;
6.Processo tudo no liquidificador até obter uma consistência homogênea;
7.Junte a farinha com o creme (a proporção ideal é 70% de farinha para 30% de creme, mas vá acrescentando aos poucos, até obter o resultado desejado);
8.Misture bem;
9.Molde o bolo no formato que quiser e espalhe a cobertura por cima (a parte do creme de manga previamente separada);
10.Decore com kiwi e morango e leve ao freezer por meia hora. Sirva gelado!

As receitas são muito simples ainda que os ingredientes não sejam tão comuns, mas eu pretendo experimentar em casa. Curiosos, Orlando Júnior e Dante Graça já se escalaram para provar, está combinado! Será que Mário Adolfo Filho também se anima para esse jantar?

Greengera mandou bem! Esperamos os próximos módulos…



{novembro 17, 2010}   Bye, bye, furinhos indesejáveis!

Foto: Reprodução Internet

Barriga, coxas e glúteos. São nestas áreas que a celulite (acumulação de gordura na hipoderme, a camada mais profunda da pele) chega e se instala sem pedir licença. Ninguém escapa dela, magras ou gordinhas, seja por variações hormonais ou predisposição genética. No combate a um dos principais inimigos da mulher, é importante conhecer boas armas.

Uma delas é consumir dois litros de água por dia, ajuda a limpar e hidratar o organismo, ou seja, colabora na digestão de alimentos e também na circulação. Atenção dobrada para a dieta, é preciso evitar alimentos ricos em açúcar, lipídios, álcool, cafeína, sal (que favorece a retenção líquida) e óleo e passe a ingerir mais cereais integrais, frutas, legumes e proteínas magras. Outro investimento fica por conta das atividades físicas, pode apostar nas caminhadas, corridas e spinning (aula em que os alunos pedalam em uma bicicleta especial durante 45 minutos), eles ajudam na definição.

Quem prefere tratamentos estéticos, agrega melhores resultados se for aliado a hábitos saudáveis. Temos à disposição desde drenagem linfática manual ou massagem turbinada (movimentos ritmados que estimulam a circulação, rompem a gordura e regeneram os tecidos) até o Laser Quantum, o aparelho mais potente da categoria desenvolvido para auxiliar no tratamento de beleza. Versátil e de fácil utilização com instruções de uso sonoro (voz) e por texto no display, ele indicado para tratamentos estéticos como celulite já que acelera o processo regenerativo de diferentes tratamentos patológicos.

Foto: Divulgação

Na área de cosméticos, a Avon trouxe para o mercado o Renew Clinical Laser Shape – Tratamento Cosmético para Celulite, que une duas eficientes fórmulas, gel (promove a redução da gordura localizada, além de firmar a pele, refrescar e suavizar a aparência da celulite) e loção (suaviza o aspecto de casca de laranja em questão de dias, contém extrato de raiz de cenoura, anti-oxidante que auxilia no combate aos danos da epiderme). Desenvolvido nos Estados Unidos, o produto pode ser uma opção boa e mais em conta para o bolso (custa R$ 60).

A marca apresenta resultados comprovados em duas (melhora a profundidade e intensidade da celulite) e quatro semanas (furinhos menos evidente até com as pernas cruzadas e se for aliado a massagens, reduz a gordura localizada). Acho até que vale um novo teste para conferir! Quem se habilita?



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Ainda na pegada de ontem (vejam como estou realmente empolgada!), sobre os planos para 2011… Tenho nas mãos o livro “Supersaladas” (Editora Larousse do Brasil, 288 páginas, R$ 59,90), com tradução de Débora Guimarães Isidoro e 125 receitas, originárias da Espanha, Itália, China, França e Reino Unido. Entre elas estão: caesar clássica, grega, salada de pato com endívia e pêra assim como atum grelhado com feijão branco e azeitonas.

A publicação traz opções vegetarianas, mas o leitor também encontra pedidas com carne bovina, porco, carneiro, peixes, frutos do mar, frango, aves e caça, sem contar com saladas com frutas e um capítulo dedicado para molhos e maionese. É o ABC da salada, que deixa o tradicional lugar de coadjuvante da refeição para ganhar destaque com criativas receitas… Podem ser servidas como entrada, acompanhamento, sobremesa e até prato principal!

Vou começar a experimentar e compartilho o resultado por aqui…



{novembro 16, 2010}   Alimentação consciente

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Um dos meus planos para 2011 é aprender a cozinhar e o ponto de partida será nesta quinta-feira (18), no workshop do chef Flávio Passos, intitulado “Alimentação Consciente – módulo II”. Para quem não é expert no assunto como eu, vai ser interessante começar com receitas rápidas que utilizam alimentos ricos em probióticos.

Pela segunda vez em Manaus, o especialista na arte de transformar ingredientes saudáveis em comida saborosa vai falar sobre a importância dos sais minerais, probióticos e opções de super alimentos, além de preparar comidinhas como a “Macarronalga Oriental”, “Pizza Probiótica de Amêndoas” e “Bolo de Manga com Coco e Cardamomo”.

O propósito de Passos com este trabalho é demonstrar que alimentação pode ser mais do que prazer e nutrição, uma ferramenta medicinal que traz equilíbrio e harmonização com a qualidade de vida. Há seis anos na área como educador e chef (formado pelo Living Light Culinary Arts Institute, na California), ele já lecionou em diversos estados do Brasil e em países como a Noruega, os EUA e a Bulgária.

O curso será no Empório Roma (rua Teresina, 155, Adrianópolis) e dividido em duas turmas (às 15h e às 19h), sendo 20 pessoas em cada horário. As inscrições custam R$ 100 e podem ser feitas por meio do telefone (92) 8137-9985 ou greenhera@greenhera.com.

Ah sim, o pagamento deve ser antecipado via depósito em conta corrente. Mais informações no site http://www.greenhera.com.



{novembro 5, 2010}   Combinação moda e esporte

Foto: Divulgação

Sexta-feira é dia de relaxar, mas calma! Não é para sair por aí, comendo compulsivamente ou bebendo em excesso! Dá para substituir isso por compras (moderadas também, como diz o meu marido!), aproveitar para ver como fica aquela roupa mais justa depois de uma semana de treino… Que tal uma lingerie?

A Love Secrets está com uma coleção inédita, se chama Sport íntimo. É destinada a mulheres que praticam atividades físicas e promete sustentação, flexibilidade e conforto ao corpo feminino. Jura que pode experimentar e seguir para 45 minutos de hopping, quer prova melhor?

São três linhas: Pilates, LightPRO e SCULP, confeccionadas em cotton lycra resistente e macio, além de tela fresh de microfibra e sistema antibacterianos. Outra novidade é que as peças foram desenhadas para eliminar a necessidade de uso de sutiãs antigos de sustentação ou dois tops para suporte de seios maiores. Já a cartela de cores traz os tons branco com rosa, violeta com alface, preto com rubi e chocolate com nature.

Mais informações: http://www.lovesecret.com.br. Nada como conhecer as novidades para se inspirar e continuar firme na proposta. De quebra, ainda fica por dentro da moda, claro! Bom fim de semana!



{novembro 4, 2010}   Saudável na medida certa

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Hoje tirei o dia para pensar em cardápio mais saudável. Me preocupo muito em variar na alimentação – conforme a minha lista de substituições, claro! – para não desanimar. Por falar nisso, depois apresento boas opções!

Voltei a treinar nesta semana e sigo as regras da nutricionista a fim de contribuir com o  meu organismo. Tudo para que ele responda corretamente aos estímulos e seja beneficiado com a síntese de massa magra. Horas de jejum, nem de brincadeira, isso pode ser o pior inimigo dos resultados.

Carboidratos, proteínas e gorduras têm uma função específica no organismo e são indispensáveis. Se não oferecemos o que o corpo precisa, corremos o risco de consumir  massa magra como fonte de energia durante o exercício. Os carboidratos, por exemplo, são considerados a primeira fonte de energia a ser consumida ao longo da atividade física e devem ser repostos após o treino, pois quanto maior o estoque, maior será a tolerância ao esforço e a resistência à fadiga.

Segundo a nutricionista Mônica Beyrutti, depois da malhação, o corpo fica em “estado anabólico”, o que significa que capta nutrientes para a construção dos músculos enquanto repõe as energias e os estoques consumidos durante o esforço. “A alimentação depois do treino ajudará o músculo a se recuperar e acelerar o metabolismo, aumentando, inclusive, a queima de calorias mesmo durante o descanso”, afirma a profissional.

Alimentos ricos em proteínas como carnes, alimentos à base de soja, além de leite e derivados são fundamentais para a síntese muscular pós-exercício. Até as gorduras podem ser grandes aliadas, desde que sejam provenientes de óleos vegetais (porque têm gorduras mono e poliinsaturadas), elas auxiliam na manutenção da saúde cardiovascular. São encontradas em alimentos como creme vegetal, maionese ou nozes. “Quando consumidas em quantidades adequadas, ou seja, até 30% do valor calórico total da dieta, as gorduras garantem o aporte de vitaminas lipossolúveis e atuam no sentido de poupar o glicogênio muscular. O recomendado é sempre consumir até 10% da ingestão calórica total do dia em gorduras poliinsaturadas e até 20% em gorduras monoinsaturadas”, orienta Mônica.

Para incrementar o menu, confira a receita do sanduíche de frango com hortelã. Conforme a nutricionista, é indicado para quem malha na hora do almoço ou à noite, após o trabalho; como o meu amigo Dante Graça, que já pediu dicas sobre o que comer antes e depois do treino.

Foto: Divulgação

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Calorias por porção: 298 kcal

Ingredientes:

250 g de filé de frango cozido e desfiado

1 pepino japonês cortado em tiras

Meia xícara de maionese à base de leite

2 colheres (sopa) de hortelã fresca picada

8 fatias de pão de forma preto

Folhas de hortelã para decorar

Modo de preparo:

1- Em uma tigela média, junte o frango, o pepino, a maionese e o hortelã. Misture. Divida em quatro porções e reserve.

2- Coloque quatro fatias de pão em uma superfície seca e espalhe a mistura reservada. Cubra com outra fatia de pão, decore com folhas de hortelã e coloque em uma travessa.

Prático e bom!



{novembro 1, 2010}   Operação seca-barriga

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Ter uma barriga chapada é meu sonho! E nada melhor do que o primeiro dia do mês para fazer planos, ainda mais se for para voltar aos treinos na academia e principalmente para a dieta.

Em outubro, me dei o direito de relaxar com tantas comemorações na agenda: aniversário do meu amado marido, Orlando Júnior, no dia 9, meus tão esperados 30 anos no dia 20, chá bar (23) e casamento (27) dos amigos Mário Adolfo Filho e Mônica Mota. O mês passou voando e quando a culpa dava o ar de sua graça, eu pensava: eu posso! Sou linda, magra e tenho o controle, mas ainda bem que só são 30 dias!

Pois é, a festa acabou e o foco está voltado para operação seca-barriga. Fiquei contagiada com a última edição da revista Boa Forma (outubro;2010), que trouxe o desafio de perder 10 quilos em dois meses, além de concorrer a um cruzeiro fitness. Por outro lado, o cereal Nesfit, da Nestlé, lança – pelo terceiro ano consecutivo – a “Operação Biquíni”, um programa de 14 dias com dicas para se preparar para o verão (do Sudeste, claro! Estação que começa no dia 22 de dezembro), tô dentro!

De qualquer forma, o objetivo final é derreter gordura e tonificar os músculos. Vou apostar nos exercícios aeróbicos e na alimentação – elaborada pela nutricionista Rita Monteiro, que me acompanha desde janeiro – seguirei a dieta de 1800 calorias (normoproteica, normoglicídica e hipolipídica), rica em vitaminas, minerais e fibras, além de ser pobre em gordura saturada e colesterol. Em números seria 19% proteínas, 56% carboidratos e 25% lipídeos.

O cardápio básico é:

Desjejum (6h): 1 pote de iogurte ou cereal com leite desnatado, 2 colheres de semente de linhaça, 1 pão integral, 1 fatia de queijo minas e 2 frutas.

Lanche (9h30): 1 unidade de barra de cereal ou 1 bolinho light (Suavipan) ou 1 pacote de 35g de biscoito Toda Hora Integral (Bauducco) e água!

Almoço (12h30): 1 carne, 2 hortaliças A, 1 hortaliça B, 2 hortaliças C e massas, 1 leguminosa e 1 suco de fruta.

Lanche (15h30): 1 fruta ou 1 barra de cereal (eu adoro cereal Trio Light, que tem 69 calorias e 39% menos gordura. Tenho sempre um na bolsa!).

Depois das 18h30, nada de ingerir pão, arroz, biscoito, cereais, batata, macaxeira, bolo, doces, sobremesas e farinha. Pode substituir por:

Vitamina com leite desnatado, fruta e gelatina diet ou carne grelhada, salada com hortaliças A e B.

Bateu a fome na hora da ceia (21h), aposte em duas porções de fruta, sem medo. Não tem mistério, nem sacrifício… Basta iniciativa e força de vontade. Se quiser um incentivo a mais, saiba que começo hoje também!

Ah sim e para quem não conhece as hortaliças A (como eu no início), anota aí: abobrinha verde, acelga, agrião, aipo, alcachofra, alface, aspargos, berinjela, bertalha, brócolis, broto de bambu, caruru, cebola, chicória ou escarola, cogumelo, couve, couve de bruxelas, couve-flor, endívea, espinafre, jambu, jiló, maxixe, nabo, palmito, pepino, pimentão verde, rabanete, repolho, rúcula, taioba, tomate e tomate cereja… Tá tudo liberado!

Boa sorte em mais uma operação seca-barriga!



et cetera